25
Qua, Abr

Estátua do Papa Francisco é colocada na fronteira entre o México e os Estados Unidos

Igreja no mundo
Tipografia

Quatro metros e 60 centímetros de altura, mais de uma tonelada de peso, branca: apresenta-se assim a escultura dedicada ao Papa Francisco feita pelo artista mexicano Pedro Francisco Martínez e colocada, na quinta-feira passada, em Ciudad Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos. 

 

A obra – ressalta a Rádio Vaticano – foi colocada precisamente no “Ponto”, onde está posta a fronteira entre os dois países, o lugar que o pontífice visitou há um ano, como última etapa da sua viagem ao México, em um lugar de passagem de migrantes latino-americanos rumo aos Estados Unidos.

“É um símbolo de amor, bondade e solidariedade”, explicou o artista Pedro Francisco Martínez. “O braço esquerdo é paralelo ao Rio Grande, o rio que divide o México dos Estados Unidos, para que lance uma mensagem de esperança com a pomba e una a nossa cidade com El Paso, ou seja, a cidade no Texas, Estados Unidos, logo depois da fronteira.”

“São cidades unidas – continua o escultor – que não devem ser separadas nem por um muro nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras.”

Na cerimônia de inauguração, estavam presentes o prefeito da cidade mexicana, Enrique Serrano, e a orquestra Aztec, formada por 120 jovens músicos. Quem presidiu a missa de encerramento foi o bispo local, Dom José Guadalupe Torres. 

Nos últimos dias, dezenas de milhares de mexicanos – informam as mídias locais – saíram às ruas para protestar contra a decisão do novo presidente dos Estados Unidos, Trump, de construir um muro na fronteira entre os dois países. Protestos também foram registrados em algumas cidades estadunidenses.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS